Hérnia Inguinal na Infância
O que eu preciso saber sobre hérnia inguinal na infância
Dr. Ricardo Sozo Vitor
2/15/20251 min leer


A hérnia inguinal é uma protrusão de tecidos e órgãos abdominais na região da virilha que acomete até 5% da população e pode estar presente desde o nascimento. Além disso, de cinco a dez vezes a hérnia inguinal é mais prevalente em meninos, ocorrendo principalmente à direita e raramente bilateralmente.
Embora a hérnia inguinal em crianças seja uma condição congênita, os sinais surgem alguns meses após o nascimento, quando os pais notam um “caroço” na virilha. As características dessa protuberância são:
Indolor;
Aumenta de volume quando a criança está sentada ou de pé;
Diminui de volume quando está deitada;
Aumenta, também, quando a criança chora, tosse ou faz algum esforço físico.
A principal complicação da hérnia inguinal em crianças é o encarceramento, que ocorre quando uma parte do intestino fica presa nesse orifício e não recebe o suprimento sanguíneo adequado. A evolução desse quadro é o estrangulamento do intestino, uma emergência médica.
O tratamento da hérnia inguinal em crianças consiste preferencialmente no reparo cirúrgico para evitar complicações tardias, como o encarceramento e o estrangulamento dos órgãos.
Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis possuem apenas caráter educativo
Dr. Ricardo Sozo Vitor (36053)