Apendicite
Sinais e Sintomas da Apendicite
Dr. Ricardo Sozo Vitor
2/11/20251 min read


Os sintomas clássicos de apendicite aguda são
Dor epigástrica ou periumbilical seguida por náuseas, vômitos e anorexia
Depois de algumas horas, a dor se desloca para o quadrante inferior direito. A dor aumenta com a tosse e a movimentação.
Os sinais clássicos da apendicite são:
Dor à palpação e à descompressão no quadrante inferior direito no ponto de McBurney (junção dos terços médio e lateral da linha que parte da cicatriz umbilical até a crista ilíaca superior)
Os sinais adicionais de apendicite são a dor no quadrante inferior direito à palpação do quadrante inferior esquerdo (sinal de Rovsing), aumento da dor causada pela extensão passiva da articulação do quadril direito que estica o músculo iliopsoas (sinal do psoas) ou a dor causada pela rotação interna passiva da coxa flexionada (sinal do obturador).
Febre baixa (temperatura retal de 37,7 a 38,3° C) é comum.
Ocorrem muitas variações nos sinais e sintomas da apendicite em > 50% dos pacientes. A dor pode não ser localizada, em particular em crianças e lactentes. A dor abdominal pode ser difusa ou, em raras ocasiões, ausente. As evacuações costumam ser menos frequentes ou ausentes; se a diarreia é um sinal, deve-se suspeitar de apêndice retrocecal. Pode haver leucocitúria e hematúria.
Sintomas atípicos são comuns em idosos e grávidas; particularmente, a dor é menos intensa e a dor à descompressão localizada é menos frequente.
#apendicitisaguda
#surgery
#apendicitis
#surgeon
Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis possuem apenas caráter educativo
Dr. Ricardo Sozo Vitor (CRM36053)
Agende agora mesmo sua avaliação e descubra como podemos cuidar de você com segurança e eficiência.